No dia 16 de maio ocorreu o evento “A ética da IA e a resolução de disputas”, organizado pelo ArbTech. O primeiro de uma série de webinars em espanhol/português sobre uma variedade de tópicos com foco em tecnologia.
A utilização de ferramentas de inteligência artificial como o Chat-GPT pelos profissionais do Direito no âmbito das resoluções de disputas já é uma realidade. Essa utilização acarretará várias alterações na forma e estrutura da resolução de disputas. Mas há limites legais e éticos para essa utilização. Quais são as principais questões técnicas e éticas relacionadas a esse uso? Quais são os principais riscos associados a tal uso?Assista o vídeo no link acima.
O evento contou com a moderação de Andre Guskow Cardoso (Justen Pereira Oliveira & Talamini), Emanuel Cardenas (Georgetown University Law Center) e Inês Bragança Gaspar, LL.M. (Antas da Cunha ECIJA). Já os painelistas foram Douglas Amorim de Oliveira (Quanto, FIAP), Aline Macohin (UFPR) e Karin Tafur (Webjusticia, Global AI Ethics Institute).
O site LexisNexis de Londres também divulgou um resumo do evento, acesse a íntegra aqui.