Governança de Inteligência Artificial nas cidades

Evento ocorrerá no ICEGOV 2023, dia 27 de setembro, das 14:00 às 16:00.
Conteúdo abaixo

O mundo está passando por uma revolução digital e as cidades estão na vanguarda desse movimento. A inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na transformação urbana e viabiliza melhorias significativas nos serviços públicos, infraestrutura, habitação e qualidade de vida. No entanto, há preocupações éticas, riscos de viés e discriminação, violações de privacidade e direitos humanos, que devem ser consideradas durante a criação dos sistemas.

É nesse contexto que a ICEGOV 2023 apresenta a mesa redonda da ONU-Habitat, uma sessão que acontecerá no dia 27 de setembro, das 14:00 às 16:00, na UFMG, sala Amazonas. O tema em destaque é “AI capacity needs in cities: insights for strengthening local governments’ AI governance”.

A mesa redonda contará com a participação de especialistas e profissionais da área, incluindo Aline Macohin da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Antonio Neto e Davi Rossiter do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Jean Mattos Duarte da Prodabel e Soumaya Ben Dhaou da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV). Saiba mais sobre a mesa redonda aqui.

 

Esta mesa redonda é uma oportunidade para discutir como as cidades podem implantar soluções de IA de forma responsável, para aproveitar seus benefícios e mitigar riscos. A ONU-Habitat compartilhará os resultados de uma pesquisa dedicada a entender as necessidades do poder público municipal em relação à IA. A pesquisa visa identificar lacunas de capacidade e governança, bem como oportunidades para padronização, cooperação e governança nas cidades em relação ao uso responsável da IA.

A iniciativa é realizada em colaboração com a UNU-EGOV, uma think tank voltada para políticas públicas dedicada à governança eletrônica, com o apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC). Os resultados desta pesquisa fornecerão insights valiosos sobre as necessidades e capacidades das cidades para o uso responsável da IA. Além disso, ajudarão a ONU e outras organizações a entender as prioridades do poder público em relação à IA e contribuirão para o desenvolvimento de diretrizes técnicas sobre como utilizar, implementar e governar a IA em contextos de governos locais.

Lembrando que o ICEGOV ocorrerá entre os dias 26 e 29 de setembro de 2023, com diversas palestras e apresentações de trabalhos nos demais dias e horários. Esta é uma oportunidade de fazer parte de uma discussão crucial sobre como a IA pode moldar o futuro das cidades de forma responsável e eficaz.

Saiba mais em: https://www.iaresponsavel.com.br/2023/09/16/icegov-2023/

 

Processamento de Linguagem Natural
Anterior Processamento de Linguagem Natural
Governando a IA para a Humanidade
Próximo Governando a IA para a Humanidade
Publicações relacionadas
Comment 1
  • Franciane Hasse

    Responder
    setembro 24, 2023

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *