A INTERPOL e o UNICRI lançaram o Guia “Toolkit for Responsible AI Innovation in Law Enforcement”.
Durante o Congresso de Ciência Policial da INTERPOL em Singapura, a INTERPOL e o Instituto Inter-regional de Pesquisas das Nações Unidas para o crime e a Justiça (UNICRI) lançaram o “Toolkit for Responsible AI Innovation in Law Enforcement“. Desenvolvido em conjunto pelos centros de IA e robótica da UNICRI e pelo Laboratório de IA Responsável da INTERPOL, com apoio da União Europeia, o guia visa oferecer orientações práticas para órgãos de segurança pública no desenvolvimento responsável da tecnologia, de acordo com princípios éticos e direitos humanos.
O Guia é composto por sete documentos e aborda desde os fundamentos técnicos da IA até avaliações de risco. A INTERPOL destaca que, embora muitas agências já façam amplo uso de soluções de IA, essas ferramentas podem não ter sido inicialmente projetadas para contextos específicos da segurança pública. O Secretário-Geral da INTERPOL, Jürgen Stock, enfatiza a necessidade de uma transição confiável e responsável para a nova era tecnológica, através de uma abordagem clara e pragmática.
O Guia será atualizado regularmente para acompanhar os desenvolvimentos rápidos na área e os desafios éticos e legais. Além disso, está planejado o apoio a capacitação e iniciativas para países interessados em desenvolver diretrizes nacionais. Apesar das diretrizes oferecidas, o texto destaca que as autoridades nacionais mantêm total autonomia no uso da tecnologia e devem utilizar o guia como recurso para orientação durante debates e discussões fundamentais nesse processo. O guia está disponível para download nos documentos relacionados abaixo.