Por que aprender Inteligência Artificial ?

Conteúdo abaixo

Lançamento dos cursos sobre IA do site IA Responsável.

A Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais discutida, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente atenção para questões regulatórias. Embora o termo tenha sido cunhado há décadas, a capacidade de processamento atual dos computadores ultrapassa em muito as expectativas iniciais.

No cerne desse avanço está a necessidade cada vez maior de dados, essenciais para treinar sistemas de IA. Interações cotidianas, desde simples cliques até imagens de exames médicos, servem como insumo. No entanto, a qualidade, diversidade e o volume desses dados levantam questões éticas e práticas.

O conhecimento necessário para compreender o desenvolvimento da IA vai além das linhas de código. Cidadãos e empresas precisam não apenas acompanhar as inovações, mas também realizar uma abordagem responsável, considerando as implicações sociais e éticas.

O desafio prático reside na coleta e modelagem de dados, especialmente em aplicações como reconhecimento facial e biometria. Questões de consentimento, diversidade e conformidade com a legislação são cruciais nesse cenário.

A governança da IA assume um papel fundamental nesse contexto. Estabelecer diretrizes alinhadas à legislação vigente e normas técnicas é um passo crucial para criar sistemas confiáveis. A responsabilidade não recai apenas sobre os desenvolvedores, mas também sobre as organizações que implementam essas tecnologias.

O desenvolvimento contínuo desses sistemas traz desafios adicionais. A filtragem de dados para evitar vieses discriminatórios, a garantia da eficácia do sistema com a incorporação de novas informações e a proteção contra vulnerabilidades de segurança tornam-se preocupações constantes.

Compreender como a IA chega a determinados resultados é parte integrante dessa equação. Além da governança, a transparência no processo de tomada de decisão é essencial para construir confiança.

Devido a isto, o site IA Responsável começará a produzir cursos explicando desde conceitos básicos, até técnicas de programação. Convidamos todos e todas para assistir o vídeo introdutório que trata sobre este tema, no vídeo acima.

Inscreva-se também no canal do YouTube ‘IA Responsável’, para acompanhar o lançamento dos próximos vídeos.

Boletim de notícias sobre IA nº 8
Anterior Boletim de notícias sobre IA nº 8
Boletim de notícias nº 7
Próximo Boletim de notícias nº 7
Publicações relacionadas

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *