É um modelo do tipo text-to-video (texto-para-vídeo), com o objetivo de criar imagens realistas a partir de prompts de texto. Quem já tentou gerar imagens em sequência sabe da dificuldade de manter a consistência entre elas. O Sora promete entregar vídeos de até 1 minuto, mantendo a consistência visual de acordo com o prompt do usuário.
O acesso ainda não foi liberado para o público geral e a OpenAI não tem previsão de quando isso deve ocorrer. Por enquanto, apenas os participantes do acesso antecipado podem testar o modelo (OpenAI Sora).
O que aconteceu?
No último dia 26 de Novembro, um grupo de artistas vazou acesso ao modelo Sora da OpenAI para o público na plataforma Hugging Face.
O vazamento foi uma forma de protesto, na qual foi publicada uma carta aberta que dizia:
“Recebemos acesso ao Sora com a promessa de sermos testadores iniciais, especialistas em segurança (red teamers) e parceiros criativos. No entanto, acreditamos que, na verdade, estamos sendo atraídos para um processo de ‘art washing’ para dizer ao mundo que o Sora é uma ferramenta útil para artistas.“
“ARTISTAS NÃO SÃO SEU DEPARTAMENTO DE P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) NÃO REMUNERADO“
“Centenas de artistas fornecem trabalho não remunerado testando bugs, dando feedback e realizando trabalhos experimentais para o programa de uma empresa avaliada em 150 bilhões de dólares. Enquanto centenas contribuem de forma gratuita, apenas alguns poucos serão selecionados por meio de uma competição para que seus filmes criados no Sora sejam exibidos — recebendo uma compensação mínima que é insignificante em comparação ao valor substancial de Relações Públicas e marketing que a OpenAI obtém.“
Diferente do acesso ao Sora, que já foi revogado, a carta aberta ainda está disponível em sua totalidade na plataforma, basta acessar o Space PR-Puppet-Sora na plataforma Hugging Face.
A carta é assinada por vários artistas, porém a OpenAI declarou que nem todos estão no programa de testadores da ferramenta, o que pode indicar que um ou mais testadores teriam compartilhado seus acessos com outros artistas.