O ChatGPT pode ter um novo competidor em Dezembro, a xAI

Um supercomputador com cerca de 100 mil GPUs foi construído em Memphis
  • 0
  • 1.194 visualizações
Scroll Down To Discover

O que é a xAI?

É uma nova startup de Elon Musk criada em tempo recorde e tendo como um de seus objetivos principais competir com a OpenAI. Os investimentos foram pesados e a pressa em concluir o empreendimento foi clara, tanto que o novo data center foi concluído em meros meses (mais ou menos 122 dias), em contraste aos vários meses ou até anos de planejamento necessários para sistemas deste porte.

A startup levantou recentemente investimentos de mais de US$ 11 billhões, elevando o valor da companhia para US$ 50 bilhões, atrás apenas da própria OpenAI.

Colossus

Batizado de Colossus, o cluster massivo com cerca de 100 mil GPUs modelo Hopper da Nvidia é hoje o maior supercomputador de IA do mundo, de acordo com a própria Nvidia.

Em parceria com a Supermicro, empresa que forneceu a solução tecnológica para a xAI, cada cluster é composto de um rack com 8 servidores, contendo 8 GPUs cada, totalizando 64 GPUs por rack. Estes racks foram agrupados em conjuntos de 8 racks e há próximo de 200 conjuntos destes equipamentos, em resumo:

• Cada rack possui 64 GPUs;
• Cada conjunto de racks possui 512 GPUs;
• Os quase 200 conjuntos somam mais de 100 mil GPUs no total.

Para os amantes da tecnologia, o YouTuber @ServeTheHome visitou as instalações da xAI e o vídeo completo com detalhes mais técnicos pode ser visualizado logo abaixo.

Preocupações Ambientais

O data center foi construído na cidade de Memphis no Tennessee e desde o início das obras levantou preocupações da população local e de ambientalistas, principalmente devido à alta demanda energética do Colossus (cerca de 150 Megawatts).

Em setembro deste ano, o cluster já gerava questionamentos relacionados à qualidade do ar, pois operava com ajuda de turbinas de gás natural que haviam sido instaladas para suprir a demanda energética mesmo sem ainda possuir permissão das entidades governamentais do estado do Tennessee, de acordo com uma coalizão formada por moradores locais e ambientalistas que acompanha o caso.

Já no começo de novembro, as Autoridades do Vale do Tennessee (TVA) foram criticadas por aprovarem a solicitação da xAI para o acesso aos 150 MW adicionais, com a promessa da construção de um sistema que deverá melhorar e manter a qualidade da água consumida pela população da região. A preocupação é válida, uma vez que o cluster não consome apenas energia elétrica, mas também uma enorme quantidade de água para se manter em operação.

Elon Musk já declarou que pretende, para a próxima fase, dobrar a quantidade de GPUs do Colossus, para cerca de 200 mil GPUs.

Grok

O cluster já está em funcionamento e está sendo usado para treinar os LLMs (Large Language Models) do Grok, da xAI. O serviço deverá ser oferecido aos assinantes Premium do X (antigo Twitter) e a nova iteração do Grok deve estar disponível em meados de dezembro.

Regulamentação da IA no Brasil poderá ser votada dia 10 de dezembro
Prev Post Regulamentação da IA no Brasil poderá ser votada dia 10 de dezembro
Em protesto, artistas vazam acesso ao Sora
Próximo post Em protesto, artistas vazam acesso ao Sora
Related Posts
Loading...
Pular para o conteúdo