A OpenAI e o seu novo modelo o1

Modelo promete capacidade de raciocínio complexo, com aplicações focadas especialmente para pesquisadores
  • 0
  • 46 visualizações
Scroll Down To Discover

Modelo promete capacidade de raciocínio complexo, com aplicações focadas especialmente para pesquisadores.

O que é o modelo o1?

Até agora os modelos mais avançados da OpenAI eram “guiados pela linguagem”, com foco em tarefas de escrita e edição, como é o caso do GPT-4o.

Com o o1, a promessa é entregar um modelo capaz de “raciocinar”, com foco em disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (em inglês usa-se a sigla STEM). Ele foi projetado para atuar como assistente de pesquisadores, facilitando a resolução de problemas complexos nessas áreas.

Qual a diferença?

Modelos como o GPT-4o conseguem interpretar perguntas e gerar respostas razoavelmente coesas, porém em muitos casos factualmente incorretas, o que os torna menos confiáveis como assistentes em trabalhos de pesquisa.

Com a chegada do o1, a ideia é elevar o padrão do que os usuários esperam de um assistente de IA, oferecendo maior precisão e capacidade de “raciocínio”.

 

Como usar o novo modelo?

O o1 está disponível para testes (sim apenas para testes) para os usuários do ChatGPT Plus. O plano custa US$20 mensais e dá acesso limitado ao o1 e ao o1-mini(via API).

Já para o plano “Completo”, será necessário desembolsar US$200 mensais para o plano ChatGPT Pro, o que dá acesso ilimitado ao novo modelo o1, o1-mini e GPT-4o e inclui acesso via voz avançado.

OpenAI libera, aos poucos, acesso ao Sora
Prev Post OpenAI libera, aos poucos, acesso ao Sora
Senado aprova Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil
Próximo post Senado aprova Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil
Loading...
Pular para o conteúdo