Monitor de Regulação da IA

Conteúdo abaixo

Monitor mundial de Regulação da Inteligência Artificial

Última atualização em 01/10/2023

Foi desenvolvido um mapa mundial que tem como objetivo monitorar os países que possuem iniciativas relativas à regulação da Inteligência Artificial (IA). Este mapa serve como uma ferramenta para acompanhar os esforços de governos em todo o mundo no que diz respeito à IA.

O mapa destaca os países que tem iniciativas gerais sobre o tema (laranja), países que já criaram estratégias nacionais de IA (verde) e países que avançaram na regulamentação do tema (azul). Como o mapa é interativo, é possível visualizar clicando nas legendas quais países possuem iniciativas em cada área.

Segundo dados da OECD.AI, os países que já possuem legislação sobre proteção de dados, que pode tratar parcialmente o tema da Inteligência Artificial, foi considerado que há regulamentação sobre o tema (legenda azul).

Vale destacar também que há países que não têm iniciativas próprias, mas fazem parte de uma organização internacional (exemplo: União Europeia). Neste caso,  foram utilizadas as informações das iniciativas destas organizações.

O mapa usa dados retirados do site OECD.AI e será constantemente atualizado. Para os países que não estavam listados no site OECD.AI foram feitas pesquisas individuais e consideradas orientações de organizações internacionais, como a UNESCO, que abrange diversos países.

A UNESCO é um organização internacional e a maior parte dos países do mundo faz parte dela. Como a UNESCO publicou orientações sobre o uso ético da IA, foi considerado que praticamente todos os países tem pelo menos uma iniciativa relativa à Regulação da IA.

Fonte dos dados: OECD.AI (2021), powered by EC/OECD (2021), database of national AI policies, accessed on 1/10/2023, https://oecd.ai.

Como citar este mapa:

Macohin, Aline (2023). Monitor da Regulação da Inteligência Artificial. Inteligência Artificial Responsável. Disponível em https://www.iaresponsavel.com.br/monitor/

AI Regulation - Monitor
Loading...
Pular para o conteúdo