Diretrizes para criar uma IA Responsável no setor público

Conteúdo abaixo

Evento promovido pela Controladoria Geral da União.

Em uma recente edição da série de vídeos "Ada Lovelace Hour", disponibilizado no YouTube da Controladoria Geral da União (CGU), Aline Macohin  abordou o tema "Diretrizes para criar uma IA Responsável no setor público". A mediação do debate e organização do evento foi realizada pela Drª Ticiana Linhares da CGU.

O vídeo apresenta uma revisão sobre a evolução da IA, com destaque para a definição e o papel crucial dos dados estruturados no desenvolvimento da tecnologia, viabilizado pela popularização dos computadores ao longo dos anos.

No contexto do poder público, o vídeo abordou os desafios, oportunidades da adoção de IA e recomendações do Tribunal de Contas da União. No vídeo também é enfatizada a importância da transparência e supervisão humana para mitigar possíveis erros e proteger os direitos previstos na legislação. Além disso, foram abordadas questões éticas, a necessidade de algoritmos transparentes, a responsabilidade dos desenvolvedores e a necessidade de uma legislação específica para a tecnologia.

No mesmo sentido, é ressaltada a importância da educação contínua e o uso de medidas, como as consultas públicas, para promover um engajamento mais amplo da sociedade nos sistemas de IA, além de avaliar e discutir os sistemas desenvolvidos pelo governo. Ao abordar desafios e propor soluções, o vídeo destacou a necessidade de desenvolver e implementar sistemas de IA responsáveis e transparentes para o benefício da população.

Assista a íntegra abaixo.

Faleceu aos 94 anos Newton Affonso da Costa, filósofo e cientista brasileiro
Anterior Faleceu aos 94 anos Newton Affonso da Costa, filósofo e cientista brasileiro
ONU aprova primeira resolução global sobre inteligência artificial
Próximo ONU aprova primeira resolução global sobre inteligência artificial
Publicações relacionadas

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *