Faleceu na noite de ontem, aos 94 anos, o curitibano Newton Affonso da Costa, o filósofo e cientista brasileiro contemporâneo de maior reconhecimento mundial .
Newton foi reconhecido principalmente pela formulação da lógica paraconsistente, um tipo de lógica distinta da lógica clássica. A lógica paraconsistente põe em xeque o princípio da não contradição, segundo o qual duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, um dos pilares da lógica clássica. Da Costa mostrou que é admissível criar sistemas lógicos que aceitem contradições sem por isso se tornarem triviais, ou seja, sem que o verdadeiro e o falso se tornem indistinguíveis dentro deles. Seus trabalhos, divulgados em mais de 250 obras, abrangem a filosofia da ciência, a filosofia da física, as teorias da verdade, os fundamentos da matemática, a economia, a teoria da computação e o direito, entre outros campos. Por conta de sua teoria, da Costa é chamado de “pensador da contradição”.
A Lógica Paraconsistente tem aplicações na economia, computação, robótica, nos sistemas especialistas e também nos sistemas de inteligência artificial.
Vale a pena conhecer a trajetória dele através do documentário que estreou em 2019. O documentário “Espírito de Contradição”, dirigido por Fernando Severo, aborda a vida e obra do filósofo e matemático Newton da Costa, que se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. As teorias deste pensador brasileiro se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Ele formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis. Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira:
“O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais” (Folha de S. Paulo)
“Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da Lógica Paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados” (O Estado de São Paulo)
“Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa” (Revista Época)